sábado, 23 de abril de 2011

Intertextualidade

A intertextualidade pode ser definida como um diálogo entre dois textos. Observe os textos abaixo e note como Murilo Mendes (século XX) faz referência a Gonçalves Dias (século XIX):

Canção do Exílio


"Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.



Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores.



Em cismar, sozinho, à noite,

Mais prazer encontro eu lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.



Minha terra tem primores,

Que tais não encontro eu cá;

Em cismar — sozinho, à noite —

Mais prazer encontro eu lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.



Não permita Deus que eu morra,

Sem que eu volte para lá;

Sem que desfrute os primores

Que não encontro por cá;

Sem qu’inda aviste as palmeiras,

Onde canta o Sabiá."

Gonçalves Dias


Canção do Exílio


Minha terra tem macieiras da Califórnia

onde cantam gaturamos de Veneza.

Os poetas da minha terra

são pretos que vivem em torres de ametista,

os sargentos do exército são monistas, cubistas,

os filósofos são polacos vendendo a prestações.

gente não pode dormir

com os oradores e os pernilongos.

Os sururus em família têm por testemunha a Gioconda.



Eu morro sufocado

em terra estrangeira.

Nossas flores são mais bonitas

nossas frutas mais gostosas

mas custam cem mil réis a dúzia.



Ai quem me dera chupar uma carambola de verdade

e ouvir um sabiá com certidão de idade!



Murilo Mendes



Nota-se que há correspondência entre os dois textos. A paródia de Murilo Mendes é um exemplo de intertextualidade, uma vez que seu texto foi criado tomando como ponto de partida o texto de G. Dias.

Na literatura, e até mesmo nas artes, a intertextualidade é persistente. Um texto que se refere a assuntos abordados em outros textos é exemplo de intertextualização.

(http://www.brasilescola.com/redacao/intertextualidade.htm)
 
 
The Simpsons é uma famosa série animada norte-americana criada por Matt Groening. É uma paródia satírica do estilo de vida da classe média dos Estados Unidos. A série se passa na cidade de Springfield e critica a cultura e a sociedade norte-americana (e mundial), a televisão e vários aspectos da condição humana.


Apesar dos comentários muitas vezes picantes, a intertextualidade e sobretudo a contemporaneidade dos assuntos abordados faz dessa animação uma marca importante dos nossos tempos, sendo de longe simplesmente um “desenho animado”. Os links que o espectador tem de fazer durante os episódios atraem desde jovens até adultos, tornando Simpsons um material riquíssimo para discussões.

Conhece?


 Nem Da Vinci escapou...


Voltando para a literatura, podemos citar mais este exemplo:
Poema de sete faces



Quando nasci, um anjo torto

desses que vivem na sombra

disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.

As casas espiam os homens

que correm atrás de mulheres.

A tarde talvez fosse azul,

não houvesse tantos desejos.

O bonde passa cheio de pernas:

pernas brancas pretas amarelas.

Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.

Porém meus olhos

não perguntam nada.

O homem atrás do bigode

é sério, simples e forte.

Quase não conversa.

Tem poucos, raros amigos

o homem atrás dos óculos e do bigode,

Meu Deus, por que me abandonaste

se sabias que eu não era Deus

se sabias que eu era fraco.

Mundo mundo vasto mundo,

se eu me chamasse Raimundo

seria uma rima, não seria uma solução.

Mundo mundo vasto mundo,

mais vasto é meu coração.

Eu não devia te dizer

mas essa lua

mas esse conhaque

botam a gente comovido como o diabo.


Carlos Drummond de Andrade

 
 
Licença poética



Quando nasci um anjo esbelto, desses que tocam trombeta, anunciou: vai carregar bandeira.

Cargo muito pesado pra mulher, esta espécie ainda envergonhada.

Aceito os subterfúgios que me cabem, sem precisar mentir.

Não sou tão feia que não possa casar, acho o Rio de Janeiro uma beleza e

ora sim, ora não, creio em parto sem dor.

Mas o que sinto escrevo.

Cumpro a sina. Inauguro linhagens, fundo reinos – dor não é amargura.

Minha tristeza não tem pedigree, já a minha vontade de alegria, sua raiz vai ao meu mil avô.

Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.

Mulher é desdobrável.

Eu sou.

Adelia Prado


Um comentário: